Notícia

Equipe de Robótica no Global Innovation Award

A equipe de robótica do Colégio Franco-Brasileiro, foi a grande campeã da competição internacional Global Innovation Award, que terminou nesta terça-feira (02/07) em San José, na Califórnia (EUA). Com o inovador projeto CosmoCup, um coletor menstrual espacial elogiado por diversos especialistas da área, a equipe resolve uma questão que dificulta a ida de mulheres ao espaço: para cada missão, são necessárias cerca de 11 mil pílulas ou 3 mil absorventes para cada mulher. Em 58 anos de existência, a NASA enviou apenas 58 mulheres ao espaço, enquanto mais de 560 homens já entraram em órbita. O CosmoCup foi vencedor pelo júri especializado e também na votação popular.

A Global Innovation Award classificou 20 equipes, dentre mais de 67 mil, e esta foi a primeira vez que uma equipe brasileira alcança a fase final do Campeonato. A vitória na Califórnia se junta a outra grande conquista recente da equipe, que se consagrou vice-campeã no Campeonato Internacional do Líbano, em junho de 2019. Esta disputa envolveu mais de 70 equipes, vindas de 47 países. Nesta competição, além dos desafios técnicos, a equipe lidou com importantes diferenças culturais ao abordar problemáticas relacionadas a menstruação.

Além dos destaques nos Estados Unidos e no Líbano, todas as conquistas são fruto do trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica do Colégio Franco-Brasileiro, que ao longo dos 10 anos do ensino de robótica foram acumuladas outras grandes premiações, como 1º lugar em Apresentação de Pesquisa no Campeonato Mundial Aberto Ásia-Pacífico (2013), 1º lugar em Solução Inovadora no Aberto Europeu, 1º lugar geral no Desafio Inteligente (Espanha, 2016) e 1º Lugar Estratégia e Inovação do Robô – Open Invitational Central Europe (Hungria, 2018).

Parabéns a toda comunidade acadêmica por mais essa grande conquista.
Estamos extremamente orgulhosos!

  • 03/07/2019